top of page
Foto do escritorComunicação Grupo Multifarma

6 Ações para planejar a Black Friday na Farmácia.

Atualizado: 19 de abr. de 2023





1º Ação: Não minta na Black Friday de sua Farmácia.


📣 Já ouviu a expressão: "Tudo pela metade do dobro!?"

Pois bem, não faça parte desse grupo de Gestores que simplesmente aumentam o valor das mercadorias semanas antes da Black Friday, para que quando chegar o dia ou semana da promoção, voltar para o valor normal, falando que está com uma "super promoção".


2º Ação: Aproveite ao máximo o entusiasmo do consumidor na Black Friday na farmácia!


📆 Mesmo que a Black Friday aconteça oficialmente na última sexta-feira do mês de novembro, você Gestor de Farmácia, pode antecipar, para que sua Drogaria saia à frente de seus concorrentes.

Existem empresas que investem bastante nesse tipo de estratégia. Já viu em algum lugar a ação “Novembro Black”? É isso mesmo, várias empresas fazem a "Black" durante todo o mês de novembro.


3º Ação: Pense bem como vai acontecer os pagamentos da Black Friday.


💸 Vem a Black Friday, natal, ano novo, materiais escolares, é um ciclo de gastos no final e início do ano, as datas comemorativas passam, mas as dívidas ficam e são enormes.

O recomendado seria fazer todas as vendas só no à vista, mas, a Farmácia também não pode perder oportunidade de vendas. Já que o que levou o consumidor até o produto foi a oferta, sabendo argumentar, você consegue bons negócios. Já que nesse caso a pessoa está interessada em levar a mercadoria.


4º Ação: Planeje com atenção sua Black Friday.


📑💬 Todo bom resultado vem depois de um bom planejamento. Então, o quanto antes começar a pensar nas suas estratégias melhor.

Primeiro você Gestor, tem que decidir se vai ou não fazer a Black Friday em sua Drogaria. Sim, vai fazer? Pois bem, tem alguns pontos que você precisa se atentar:


  • Existe uma demanda para conseguir fazer uma Black Friday?

  • Tem estoque suficiente para atender a demanda de sua cidade?

  • Vai enfeitar a Farmácia?

  • Participou em outros anos?

  • Já fez uma revisão do que foi vendido?

  • Os colaboradores estão treinados, para melhor atender à todos os clientes?


Se a resposta for "sim" para todas as perguntas, ótimo.


Mas, se for seu primeiro ano participando da Black Friday, você Gestor pode conferir no seu sistema de vendas a demanda dos anos anteriores e fazer uma estimativa de quantidades a serem compradas. Não deixe para fazer isso em cima da hora.


Como já dissemos, planejamento é tudo! O quanto antes você começar a se planejar, melhor! De preferência uns 30 dias antes.


5º Ação: O planejamento é importante mas, o marketing por trás também


📊📈 Conseguiu as melhores ofertas para seus clientes? Joia, mas, agora não é só sentar e esperar os clientes chegarem. Você precisa ter um planejamento de marketing para esse momento. E isso começa semanas antes, através de:


  • Spot para as rádios locais;

  • Faixas na vitrine da Farmácia;

  • Panfletos;

  • Aviso e cartazes.


Quando se trata de estabelecimentos de saúde, existem regras a serem seguidas em relação a divulgação de alguns produtos. Fique atento!

Mas, as pessoas precisam saber que a sua Farmácia vai participar da Black Friday!


Além da panfletagem, esteja presente também nas redes sociais, hoje em dia é natural que as pessoas pesquisem na internet antes de fazer uma compra, então esteja presente. Pode ser por sites, blog ou rede sociais, como já foi dito. Facebook, Instagram é um ótimo meio para fazer a divulgação de sua Black. Mas, tem algumas coisas que não podem faltar em sua publicação para que o engajamento e reconhecimento de sua promoção seja alto, como por exemplo:


  • Telefone;

  • Endereço;

  • Horários de funcionamento;

  • Dicas de como usar os produtos que estão na promoção;


Fora que os Gestores podem criar grupos e listas de transmissão no WhatsApp.


6º Ação: Não foque somente no dia.


📆 É um erro pensar que a Black Friday na Farmácia deve ser apenas em um único dia de evento, como já foi dito.

Aproveite esse clima de descontos, final de ano e comece muito antes a fazer ofertas, use chamadas criativas, como: "Eu ouvi Black Friday? Simm!!"; "Aquecimento da Black Friday."; "Black Friday é aqui mesmo!"


Também não esqueça da sexta-feira!

Conceder descontos antes do dia principal é muito bom, mas, na sexta-feira o desconto tem que ser ainda maior, justamente para atrair mais pessoas às compras.


💡 Portanto:


Seguindo essas dicas simples e fáceis de serem colocadas em prática, pode ter a certeza de que a Black Friday na Farmácia, você Gestor, irá dar trabalho a concorrência!

Gostou de aprender sobre a Black Friday? Quer saber mais? Então, não se esqueça de nos seguir nas nossas redes sociais e ter acesso a diversos conteúdos exclusivos!















411 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page