top of page
  • Foto do escritorComunicação Grupo Multifarma

Março Lilás e Azul Marinho - Conscientização sobre Câncer de Colo de Útero e Colorretal

Atualizado: 19 de abr. de 2023




🎯 Como janeiro e fevereiro teve sua campanha de conscientização, março não seria diferente. Pensando nisso, o Grupo Multifarma separou algumas informações para você associado ficar sempre por dentro.


📆 Desse mês trata-se de duas Campanhas: Lilás (Câncer de colo de útero) e Azul-Marinho (Câncer colorretal), como nas outras o Ministério da Saúde tem sua participação na prevenção das doenças. No mês das mulheres, a ideia é conscientizar a massa feminina sobre esse tipo de câncer, que no ranking do INCA – Instituto Nacional do Câncer é o terceiro mais frequente entre elas.

🧬 Ainda de acordo com o INCA, aqui no Brasil, no triênio 2020/2022 deve-se registrar aproximadamente 17.000 novos casos de câncer de colo de útero. E após suspeitas ou a doença já descoberta, todas podem fazer o tratamento pelo SUS – Sistema Único de Saúde. Desde exames, cirurgias, quimioterapia e radioterapia tudo é disponibilizado gratuitamente pela rede pública de saúde.



Agora sobre o Março Azul-Marinho ele se refere a conscientização de Câncer Colorretal. O Ministério da Saúde juntamente com a Sociedade de Coloproctologia, orienta a todo cidadão que tiver com indicadores repentinos, que procure um médico.


Os sintomas mais comuns são:

🟥 Emagrecimento sem motivo aparente;

🟨 Cansaço e indisposição;

🟥 Mudanças repentinas no intestino;

🟨 Anemia forte;

🟥 Sangue nas fezes;


Segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer em 2020 cerca de 50 mil cidadãos receberam o diagnóstico do câncer colorretal, sendo que 20.470 são mulheres e 20.520 são homens e os óbitos são ainda mais preocupantes cerca de 30 mil.


De acordo com a SC – Sociedade de Coloproctologia e o MS – Ministério da Saúde os principais fatores de desenvolver o câncer colorretal são:

🟥 Obesidade;

🟨 Tabagismo;

🟥 Sedentarismo;

🟨 Consumo excessivo se alimentos gordurosos e industrializados;

🟥 Consumo excessivo de álcool e pouca ingestão de grãos, frutas e legumes.




45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page