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Suplementos esportivos quadruplicam faturamento nas farmácias e movimentam R$ 790 milhões

  • Foto do escritor: Comunicação Grupo Multifarma
    Comunicação Grupo Multifarma
  • 11 de jul.
  • 2 min de leitura

Fonte: Panorama Farmacêutico


O mercado deSuplementos esportivos quadruplicam faturamento nas farmácias, vendidos segue em ritmo acelerado de crescimento e já movimenta R$ 790,9 milhões em vendas ao consumidor, segundo levantamento da Close-Up International referente aos 12 meses encerrados em abril de 2025. O valor representa uma quadruplicação do faturamento em comparação com os R$ 222 milhões registrados no mesmo período de 2021.


Esse avanço reflete uma expansão de 37,4% na presença dos suplementos nos pontos de venda (PDVs), com forte destaque para produtos como proteínas, creatina e barrinhas de proteína, que atualmente concentram 92,7% do volume de negócios — uma alta considerável frente aos 74,9% de participação observados há quatro anos.


De acordo com Filipe Campos, head de Market Insights & CHC da Close-Up, o segmento segue aquecido, especialmente após o impulso gerado pela pandemia de Covid-19. "Proteína, creatina e barrinha vêm puxando esse mercado de maneira consistente", afirma.


Os primeiros quatro meses de 2025 consolidam essa tendência: as vendas somaram R$ 315,6 milhões, frente aos R$ 75 milhões no mesmo período de 2021. “Trata-se de um segmento que evoluiu, em cinco anos, o que se esperava atingir em uma década”, destaca Alexandre Cunha, fundador da AMC Distribuição e Logística, empresa especializada em conectar indústria e varejo de saudabilidade.


Redes puxam avanço; regionais têm potencial

Entre janeiro e abril de 2025, as grandes redes farmacêuticas foram responsáveis por 59,5% das vendas da categoria, seguidas pelas farmácias associativistas (20,6%). Filipe Costa, executivo do setor, aponta que ainda há um vasto espaço para crescimento entre as drogarias regionais, que podem se tornar canais estratégicos para o mercado de suplementos.


Sortimento cresce 30% por loja

Outro destaque do setor é o aumento no sortimento médio por loja. De janeiro a abril deste ano, o número de SKUs (itens únicos) de suplementos esportivos disponíveis nas farmácias cresceu 30% em relação ao mesmo período de 2024 — passando de 32 para 42 SKUs. As barrinhas de proteína lideram em presença, com média de 20 por loja, seguidas pelas proteínas, com 10.


O cenário aponta para uma consolidação cada vez maior dos suplementos esportivos no varejo farmacêutico, combinando inovação, maior variedade e uma resposta direta ao novo perfil de consumo focado em saúde e bem-estar.

Suplementos esportivos quadruplicam faturamento nas farmácias

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