top of page
Foto do escritorComunicação Grupo Multifarma

4 DICAS DE O QUE FAZER NA FARMÁCIA NA SEMANA DO CONSUMIDOR

Atualizado: 19 de abr. de 2023

Nós sabemos como essas datas sazonais são importantes para a farmácia. Dessa forma o Grupo Multifarma separou algumas dicas.


🛍 01 DICA: KIT DE MEDICAMENTO

Uma estratégia importante no comportamento de vendas da farmácia é agregar valor aos consumidores! Mas como fazer isso: por meio do kit de produtos. Na verdade, isso acontece quando uma farmácia pega alguns produtos relacionados e os transforma em um novo produto. Fazendo isso, você consegue que os clientes comprem mais do seu produto, ou seja, acabam vendendo no “atacado”, por isso o preço é menor!

Faça um kit com os produtos mais pedidos para o dia do seu consumidor ou dia do cliente! Para saber os itens mais vendidos em sua loja, utilize o sistema de farmácias para obter essas informações.

Considere também "combinar" produtos mais populares com itens de menor demanda, para que você possa fornecer maior "rotatividade" para itens de estoque esquecidos que estão prestes a expirar. Não se esqueça do preço, ele tem que fazer sentido para o consumidor, ou seja, tem que ser vantajoso!


🎁 02 DICA: BRINDES

Quem não gosta de receber um presente? Ainda que seja um desconto no preço final da compra. A atitude e o simbolismo de dar um presente a um cliente criam uma ligação muito forte entre a imagem da farmácia e o comprador, desde que o faça corretamente. Uma ação efetiva no Dia do Cliente ou Dia Mundial do Consumidor é oferecer ao consumidor uma mimo especial da própria farmácia, preferencialmente personalizado. Pense em opções que sejam realmente úteis para as pessoas no dia-a-dia, pois esses itens levarão o logotipo da sua farmácia e também desempenharão um papel de 'marketing boca a boca'. Existem muitas boas opções a um custo razoável para campanhas de vendas de farmácias sob demanda, como:

Canetas Carteiras Porta documento Garrafas Inox Espelho de bolso Bloco de anotações.

Lembrando que todos os itens vão com seu logo para propagar a imagem da sua Farmácia.


💰 03 DICA: PROMOÇÃO

Descobrir as opções de compra dos clientes da drogaria é fácil! No próprio sistema da farmácia é possível pegar essas informações no histórico de compras. Por exemplo, você pode usar isso para determinar o que um determinado cliente mais compra em uma farmácia, ou até mesmo em qual categoria ou segmento essa pessoa está mais focada ao fazer uma compra.

Com essas informações, você pode criar um desconto exclusivo para aquele consumidor, podendo notificá-lo dessa promoção exclusiva por mensagem de WhatsApp ou até mesmo por telefone. Lembre-se, a farmácia deve obter a permissão do cliente para fazer contato.

Uma boa atitude é lembrar o cliente sobre seus medicamentos contínuos, ou seja, aqueles que ele precisa tomar todos os meses. Para isso, você pode enviar automaticamente uma mensagem para o WhatsApp do cliente direto do sistema da própria farmácia!


🛒 04 DICA: JORNADA DE COMPRA

A jornada de compra é basicamente o caminho que um consumidor acaba percorrendo na farmácia antes de efetuar uma compra. Esse caminho pode ser falsificado fazendo com que as pessoas naveguem por todos os produtos expostos na farmácia para aumentar a visibilidade do item e assim aumentar as chances de efetuar uma compra.

Nesse sentido, as farmácias podem lançar vendas no dia do cliente com “faixa de preço” fixados entre cada vitrine ou prateleira. A mecânica inclui a colocação de “descontos surpresa” entre estes espaços, incentivando assim os clientes a explorarem os produtos em exposição. Lembre-se, os consumidores só podem comprar livremente os MIP (Medicamentos Isentos de Prescrição)e os Não-medicamentos. O restante só atrás do balcão.


📑 BÔNUS: CARTÃO FIDELIDADE

Os cartões de fidelidade são uma ótima estratégia para fidelizar os clientes, pois permitem acompanhar a evolução dos pontos durante as compras na farmácia, estimulando ainda mais o aumento do preço médio do ticket.

Em muitos casos, o cliente simplesmente vai à farmácia para adquirir o medicamento de uso contínuo, mas acaba levando outro produto devido aos benefícios do cartão fidelidade.

Portanto, um cartão fidelidade pode ser utilizado como uma das campanhas de vendas do dia do cliente farmácia para oferecer ofertas e descontos apenas para determinados saldos e pontos em um produto, categoria ou segmento.


CONCLUSÃO:

Ficou bem claro que fazer ações nas farmácias é importantíssimo não é?!

Então aproveite as dicas que separamos especialmente para você e não perca tempo.

Gostaria de receber mais dicas como essa? Nos mande uma mensagem sugerindo algum tema.

264 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page