top of page
  • Foto do escritorComunicação Grupo Multifarma

5 DICAS PARA UM ESTOQUE MAIS ASSERTIVO.


📢 Um controle de estoque bem-feito é essencial para evitar desperdícios com acúmulo ou escassez de produtos. Mas, para alcançar essa meta, é preciso muita organização, técnica e ferramentas adequadas para o trabalho.

👉 Uma das mudanças que têm acontecido neste novo ambiente é a possibilidade de atuar com a chamada “vitrine infinita”, ou seja, vender os produtos na loja física. Mas, também no e-commerce.

🔥 Neste contexto, o controle de estoque deve ser priorizado, porque a empresa dependerá dele para saber, com clareza e precisão, as quantidades de cada item existente na Farmácia, como se pode imaginar, quando ele não é realizado de forma eficaz, podem acontecer problemas como os furos no estoque: as quantidades reais de um determinado item não batem com aquilo registrado no sistema.

Dessa forma, o Grupo Multifarma separou 5 dicas que você pode fazer para ter um estoque mais concreto. Confira!


1⃣- Registre todas as entradas e saídas em um sistema informatizado.

Fazer o registro de estoque em uma planilha simples é um convite ao erro humano, mesmo usando o Excel, por exemplo. Dessa forma vale começar com a recomendação de aderir um software para gestão, nele você vai conseguir dar entrada e saída em todos os produtos da empresa.

Aqui no Grupo Multifarma, temos alguns programas que indicamos para os Associados. Entre eles temos: HOS, Digifarma, Magno System.


2⃣- Compre na medida certa e trabalhe com um estoque equilibrado.

Um estoque equilibrado faz com que suas vendas fluam cada vez mais. Faça um cronograma de compras e se atente sempre ao seu estoque.


3⃣- Estabeleça inspeções periódicas do estoque.

Mesmo que as dicas acima sejam seguidas à risca, falhas no processo podem acontecer. Por um momento de distração, um produto pode entrar sem ser devidamente cadastrado e esquecido no estoque.

Para evitar que uma falha vire um problema maior, é recomendável estabelecer uma rotina de inspeções periódicas.


4⃣- Crie um programa de diminuição de perdas

Perder produtos no estoque, pode ser uma situação comum. Mas, que pode e DEVE ser evitada. E pode ser evitada com a criação de um programa de diminuição de perdas. Para tal, é preciso realizar algumas medidas como:

  • Usar um sistema de gestão integrado; (Como dito no tópico 1)

  • Acompanhe o volume de compras; (Como dito no tópico 2)

  • Receba as mercadorias com cuidado;

  • Fique atento as datas de validade;

  • Crie indicadores de controle e resultado para seus colaboradores;

  • Realize um inventário do estoque. (Como dito no tópico 3)

Com essas simples ações você já vai notar uma grande mudança no seu controle de estoque.


5⃣- Reabasteça de forma inteligente.

Reabastecer o estoque de forma inteligente traz muitos benefícios. Os principais são uma gestão melhor dos custos e também evitar compras erradas.

Produtos sazonais, ou seja, que vendem mais em um determinado período, devem ser adquiridos de forma inteligente e reabastecidos com base na demanda existente.

Por outro lado, é ruim ter falta de produtos e, com isso, perder vendas. Logo, dar prioridade à compra dos produtos mais populares é uma boa forma de evitar que isso aconteça.

Essas medidas vão favorecer inclusive o trabalho dos operadores, já que a criação de uma rotina similar possibilita um melhor gerenciamento e, quando surgirem as novidades (chegada de novos produtos), esse processo não vai se tornar um problema.

Estudar o comportamento do consumidor também contribui para que esse reabastecimento inteligente aconteça, já que saber os tipos de produtos que mais despertam o interesse funciona até mesmo como uma vantagem competitiva.

Ter produtos à pronta-entrega que os concorrentes não têm é um exemplo bastante claro dessa importância.

Com esse vasto panorama apresentado, você tem agora todas as ferramentas necessárias para fazer um controle de estoque eficiente e maximizar os seus resultados.


📢Gostaria de saber mais? Entre em contato com seu consultor e solicite o treinamento de vendas.


134 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page