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7 técnicas para você ter mais vendas em sua Farmácia

Atualizado: 4 de abr. de 2023


📢 Foi-se o tempo em que uma farmácia ou drogaria era apenas um local para dispensar receitas: algumas redes tornaram-se praticamente lojas de conveniência, e o farmacêutico, é atualmente uma figura de confiança de orientação ao público em momentos de necessidade.

Essa evolução favoreceu as grandes redes, mas ainda existem pequenas lojas e farmácias familiares que precisam ser especialmente criativas para atrair clientes e aumentar as vendas das drogarias. Quem busca por mais vendas não pode ter medo de investir em melhorias que elevem o nível de atendimento da farmácia.​​​ Um bom farmacêutico precisa ser capaz de prestar sempre o melhor atendimento, entregar os melhores produtos e ter uma equipe bem preparada e motivada. Então, sem mais delongas, confira as dicas que o Grupo Multifarma preparou para você associado aumentar sua base de clientes e vendas!



📑 DICA 1: Invista no treinamento da equipe

Todo mundo gosta de ser bem tratado. Em uma farmácia, o bom atendimento é ainda mais importante porque a maioria dos clientes não tem conhecimento sobre os medicamentos - muitas vezes, nem consegue decifrar as prescrições médicas que lhe são passadas.

Para que sua equipe consiga prestar o melhor atendimento possível, ela precisa estar devidamente treinada e qualificada. Isso inclui não só os conhecimentos que um profissional da área deve possuir, mas também postura correta, boa dicção, conversa fácil e iniciativa.

Profissionais bem preparados devem ter um conhecimento profundo não só dos produtos que vendem, mas também das habilidades de persuasão que são fundamentais para aumentar as vendas da farmácia. Afinal, uma farmácia é uma organização comercial, saber negociar e ser gentil com os outros são qualidades essenciais de um bom farmacêutico.



📈 DICA 2: Tenha metas claras e bem definidas

Se você deseja aumentar as vendas de sua farmácia, precisa de um plano para tornar isso possível. A gestão administrativa das empresas é repleta de desafios, e os gestores devem estar preparados para enfrentá-los.

Definir metas é uma ótima maneira de envolver sua equipe e promover uma competição saudável entre os membros da equipe. No entanto, estipular essas metas não pode ser da noite para o dia. Metas inatingíveis acabam tendo o efeito contrário e desmotivando a equipe.

Da mesma forma, suas metas de crescimento de médio a longo prazo devem estar alinhadas com as necessidades de seu público e seu potencial de vendas. Estratégias de preços, necessidades de PDV, treinamento de pessoal e melhorias de equipamentos são pontos que quem quer crescer deve sempre rever.



📌 DICA 3: Conheça o público que frequenta a sua farmácia.

Embora as farmácias atendam uma variedade de pessoas, observar seus clientes pode ajudá-lo a entender seu público de maneira mais específica.

As chamadas personas são muito utilizadas no marketing para definir arquétipos pessoais que se encaixem em um mesmo esquema. Por exemplo: Pessoas da mesma faixa etária, gênero, tipo físico e condição socioeconômica correspondem a uma classe de personas, com interesses e hábitos de consumo semelhantes. Compreender esses arquétipos pode ajudá-lo a criar promoções e eventos mais convincentes.

Por exemplo, se muitos homens jovens e adultos frequentam sua farmácia, destaque as fragrâncias e os produtos para o cuidado da barba. Para um público idoso, é mais indicado apostar em complexos vitamínicos e suplementos geriátricos. O segredo é conhecer seu público.



✅ DICA 4: Tenha produtos corretos.

Se você quer vender mais, precisa ter o mix de produtos que seus clientes esperam. Isso significa acompanhar o desempenho das mercadorias, saber o que tem mais saída, e garantir que seu estoque esteja sempre pronto para atender a demanda.

Pense que, se um consumidor não encontrar o que procura na sua farmácia, ele vai buscar no concorrente. O mercado farmacêutico é disputado, então você precisa ser capaz de suprir as necessidades de cada cliente da melhor maneira possível.



📢 DICA 5: Aposte na boa comunicação

Aqui estamos falando de dois tipos de comunicação. A principal delas é a comunicação interpessoal. Sua equipe precisa ser prestativa, zelosa e simpática com os clientes. Um bom atendimento começa com um sorriso e uma demonstração genuína de interesse por parte do vendedor.

Tenha em mente que boa parte das pessoas que buscam uma farmácia estão doentes, ou cuidando de alguém enfermo. É preciso paciência e, acima de tudo, empatia para atender as pessoas da maneira que elas merecem.

A outra comunicação que também é importante refere-se à comunicação visual da loja: ninguém gosta de ficar perdido dentro de um estabelecimento comercial. Se quer aumentar vendas na farmácia, tenha corredores e caixas bem sinalizados e mantenha todas as informações relevantes sobre os produtos sempre à vista dos clientes.



🎁 DICA 6: Invista em materiais de ponto de venda

Lembra que falamos da comunicação visual da loja no item 2 desta lista? Pois bem, os materiais de PDV também fazem parte da comunicação visual, uma vez que chamam a atenção do público enquanto ele está na loja, e uma compra por impulso sempre é bem-vinda para aumentar vendas na farmácia.

O tipo de material mais adequado varia conforme o layout da loja e a disponibilidade de espaço. Se a área para circulação for apertada, talvez seja melhor investir em bandeirolas, móbiles ou faixas suspensas, que não fiquem no caminho nem atrapalhem na hora das compras. Adesivos de chão são outra boa maneira de chamar a atenção do cliente sem comprometer o fluxo de pessoas.

As gôndolas também são um espaço valioso para a inserção de materiais promocionais. Há diversas opções, como réguas de gôndolas, stoppers e displays que, se posicionados estrategicamente, vão atrair os olhos de qualquer um que passar por ali.

Caso tenha espaço, vale a pena investir em displays expositores, que facilitam o contato físico do cliente com o produto. Eles são especialmente bem-vindos próximos aos caixas, uma vez que é ali que as famosas compras de última hora são feitas, momentos antes do pagamento.



💡 DICA 7: Conheça os seus produtos

Conhecer o seu produto é tão importante quanto conhecer o seu público; Ter conhecimento técnico adequado sobre formulações, dosagens e contraindicações de medicamentos pode fazer uma grande diferença na hora do atendimento.

Os farmacêuticos são vistos como figuras de autoridade quando se trata de medicamentos e cuidados de saúde. É por isso que ele deve ser capaz de fornecer sempre e com confiança todas as informações que o cliente precisa. Credibilidade é muito importante na hora de vender.

Grande parte dos clientes são leigos na área de farmacologia e biologia, mas todos precisam se sentir seguros na hora de comprar medicamentos. Alguém que entende do produto que está sendo vendido transmite confiança ao comprador. Se você tem espaço, vale investir em displays expositores, que facilitam o contato físico com o produto. Eles são especialmente bem-vindos próximos aos caixas, uma vez que é ali que as famosas compras de última hora são feitas, momentos antes do pagamento.


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